Seminário de Catequese do Vicariato Norte

A Diocese de Garanhuns, através da coordenação de catequese diocesana, realizou no último domingo, o primeiro seminário de catequeses no vicariato Norte. Após dois anos sem encontros presenciais, devido a pandemia, nos catequistas se reuniram para dar início ao novo ano de formação catequética.

O encontro aconteceu na Escola Técnica Antônio Dourado Cavalcante, na cidade de Lajedo e contou com os catequistas e representantes das paróquias que compõem o vicariato Norte, que são: Paróquias de Santo Antônio e Santa Mãe de Deus, em Lajedo; Paróquias do Bom Jesus dos Pobres Aflitos e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Bento do Una; Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Jupi; Paróquia de Santa Terezinha em Jucati e Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Calçado.

O seminário começou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Roberto Júnior, pároco de Santo Antônio, de Lajedo. Logo após, os presentes participaram de momentos de reflexões sobre os temas: “A iniciação à

Vida Cristã com inspiração catecumenal”, ministrado pelo catequista Bruno Neves, da paróquia de São Luiz Gonzaga, em Paranatama; “A Palavra de Deus na Catequese: Anunciada, Vivida e Celebrada”; “Catequese e Liturgia: Duas faces de um mesmo mistério”; “Catequese e missão: Sal da terra e Luz do mundo”, ministrados pela equipe da coordenação diocesana de catequese de Garanhuns.

“A catequese por si só é dinâmica, é movimento. Pensar a catequese como algo estanque é reduzir de algum modo o agir catequético. Assim sendo, um encontro dessa natureza expressa de fato o que é a catequese e o que é ser catequista.” Comentou, membro da coordenação diocesana de catequese, José Adriano.