Seis Novos Diáconos Transitórios são Ordenados em Garanhuns

O bispo diocesano de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, presidiu a ordenação de mais seis novos diáconos transitórios para a Diocese de Garanhuns na terça-feira (14/02). A liturgia, celebrada na Catedral de Santo Antônio, e pelas mãos de Dom Paulo Jackson, Helson Moisés da Silva Pacheco; Jefferson Márcio Tenório Oliveira; José Paulo Santos da Silva; José Robson Ferreira da Silva; Pedro Eduardo Alves de Souza; Pedro Junio Noronha de Souza, receberam a ordenação de diácono transitório para exercer seu ofício que se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

Com a catedral diocesana repleta de fiéis, a celebração reuniu padres e diáconos permanentes, religiosos (as), seminaristas, familiares e representantes das comunidades onde os Jovens fizeram estágios durante os estudos no seminário diocesano. Os seminaristas proferiram a fé e fizeram o juramento diante do bispo diocesano.
Em procissão, todo clero entrou na catedral diocesana juntamente com os Jovens seminaristas. Após a proclamação do Evangelho, os eleitos foram apresentados ao Bispo, pelo Padre Pedro Igor, como digno de receber o sacramento da Ordem no grau de Diácono Transitório.
Na homilia, Dom Paulo inicia saudando a todos os presentes, diz de sua alegria por todos que ali estão rezando, que pertencem a outra denominação cristã, e faz menção em memória ao Pastor João Tenório que nessas ocasiões estava presente.

“Muitas dioceses e arquidioceses pelo Brasil sonham em ordenar seis novos diáconos para servir o povo de Deus, pois a crise vocacional em algumas regiões é bastante aguda, frutos dos contextos culturais as vezes também a falta de empenho para cultivar as sementes vocacionais”. Diz Dom Paulo Jackson.

Contudo Dom Paulo agradece aos membros das Obras das vocações sacerdotais pela oração, pelo cuidado e a solidariedade dos animadores e benfeitores e coordenadores da OVS e em seguida deu uma explicação sobre o diaconato, pedi que os jovens vivam a verdadeira diaconia.

Seguindo o rito de ordenação diaconal, todo o clero e a comunidade entoaram a Ladainha de todos os Santos, os ordenados ficaram prostrados em sinal de resignação e entrega de vida a Deus.

Logo após, o bispo impôs as mãos sobre a cabeça de cada um dos jovens e proferiu, em seguida, a prece de ordenação, conferindo-lhes o primeiro grau do Sacramento da Ordem, consagrando-os Diáconos transitório.

Seus pais entregaram-lhe as vestes. Na sequência, Dom Paulo concluiu o rito entregando-lhes o livro dos Evangelhos, sendo acolhidos como neo diácono pelo bispo com um abraço, e pelos demais diáconos.