Papa Francisco nomeia o novo bispo da Diocese de Garanhuns - PE

O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira, 14 de maio, o padre Agnaldo Temóteo da Silva, membro e vigário geral do clero de Sobral (CE), como novo bispo para a diocese de Garanhuns, no Estado de Pernambuco. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo de Garanhuns.


Saudação ao novo bispo da Diocese de Garanhuns

 

Estimado irmão, monsenhor Agnaldo Temóteo da Silva,


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Garanhuns, em Pernambuco, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído em diversas funções na Diocese de Sobral, o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Garanhuns.

Possa o exemplo de São Matias, de quem a Igreja faz memória hoje, ser inspirador, especialmente no sentido de sair de suas terras e ir a outras terras para integrar, sem temer, o primeiro grupo de apóstolos, os incansáveis discípulos que anunciaram a mensagem de Jesus a mais pessoas.

Santo Antônio, padroeiro da Diocese de Garanhuns, seja guia e intercessor nesta nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler

Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS

Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva

Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO

1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE

2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF

Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial


     Nasceu no dia 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz (CE). É filho de José Rogério Silveira e de Maria da Conceição Araújo.

Sua formação religiosa se deu no seminário menor de São José, em Sobral (CE), de 1993-1995, período em que também cursou o Ensino Médio; E continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996-2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.

   É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.

     Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.

      Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz (CE).

    Após sua ordenação presbiteral, exerceu os seguintes ofícios: administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Acaraú (CE), de 2003 a 2008; Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral de 2003 a 2005; Capelão do Colégio Diocesano, de 2004 a 2006; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral de 2006 a 2008 e de 2014 a 2019; Vigário episcopal da Região Sede de 2012 a 2014 e de 2017 a 2024; Pároco da paróquia de São Francisco, na cidade de Forquilha (CE), de 2012 a 2018.

    Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos - CNBB

 
Indique a um amigo