Padre cria Oração a São José de Anchieta para enfrentamento à pandemia de Covid-19

Em meio a este momento de combate ao novo coronavírus, a família jesuíta presenteou o Brasil com uma poderosa arma para o enfrentamento à peste: a Oração a São José de Anchieta nas Epidemias.

Escrito pelo padre jesuíta e mestrando em teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Felipe Soriano, o pedido de intercessão a São José de Anchieta nasceu da pesquisa sobre mariologia popular e indígena de um auto catequético do santo copadroeiro dos brasileiros.

De acordo com padre Soriano, o Brasil do século XVI, período em que Anchieta foi missionário em nossa terra, foi constantemente assolado por inúmeras epidemias. “Como a oração faz memória, José de Anchieta aprendeu, entre a sala de aula e a enfermaria, como primeiro professor do Colégio de Piratininga (hoje, cidade de São Paulo) a prestar socorro àqueles que o procuravam”, explica.

\"\"“Como José de Anchieta foi diligente e generoso no serviço aos enfermos, por meio do seu exemplo, também podemos rezar por todos os profissionais de saúde que estão expostos no combate contra essa epidemia. Foi pensando neles, que destacamos o serviço de enfermeiro e médico atribuídos ao Apóstolo do Brasil”, acrescenta o padre.

A Oração a São José de Anchieta nas Epidemias recebeu o imprimatur do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A autorização canônica é um reconhecimento da Igreja em relação à importância da oração e, ao mesmo tempo, permite sua ampla divulgação entre os fiéis.

“Especialmente nestes tempos de epidemia, cujo objetivo é fomentar no povo cristão uma vida de oração espiritualmente mais aprofundada pela intercessão do referido santo”, declara o dom Saburido no documento.

“O Brasil e o mundo inteiro estão vivendo este momento de epidemia do Covid-19 com grande apreensão. Não por acaso, que o Papa Francisco vem nos convocando a oração. Nas tensões que nos acompanham, que muitas vezes nos paralisam, a oração tem o poder de nos centrar”, diz padre Soriano.


Texto: CNBB NE2

 
Indique a um amigo