Nota de pesar

No final da tarde de hoje, 16 de junho, com profundo pesar, a Diocese de Garanhuns, através do Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson divulgou o falecimento do Padre Edson Alves Viana. O ocorrido aconteceu no Hospital da Unimed Recife, decorrente de um quadro de leucemia. O corpo do sacerdote é esperado às 00h, na Quadra do Colégio CINDER, em Lajedo, para início do velório, onde terá a Missa de corpo presente, às 10h (17/06) e logo após seguirá para a Paróquia de São Sebastião, em Garanhuns, que terá outra missa às 15h e em seguida será sepultado no Cemitério São Miguel.

No último dia 08, durante uma Celebração da Santa Missa, padre Edson, sentiu-se mal e foi conduzido ao hospital, recebeu os primeiros socorros e foi transferido para o Hospital da Unimed Recife, onde recebeu diagnóstico prévio de Leucemia. Começou uma campanha de doação de sangue pelas redes sociais, ontem ele teria dado início ao processo de quimioterapia. Segundo informações, ele se encontrava sereno, bem-humorado e esperançoso.

Padre Edson Viana, nasceu em Capoeiras - PE, no dia 06 de março de 1974, onde deu início a vida religiosa, sendo sacristão do Monsenhor Geraldo, naquela cidade, como também foi coroinha de Frei Damião. No mês de abril desde ano, padre Edson, celebrou 19 anos de sacerdócio. Atualmente ele era pároco da Paróquia da Santa Mãe de Deus, em Lajedo, onde estava desde 2017.

Estudou filosofia em Goiânia – GO e teologia em João Pessoa – PB, foi ordenado padre, em abril de 2003, pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer. Foi pároco na cidade de Brejão – PE e em Terezinha – PE, logo após assumiu a Paróquia de São Sebastião, no bairro da Boa Vista, em Garanhuns – PE, permanecendo por um período de seis anos.

Dom Irineu, bispo da época, convidou o sacerdote para servir na Diocese de Joinville por um ano, onde assumiu posteriormente, a Paróquia mais antiga, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, o qual ficou por sete anos, servindo no Sul do Brasil.

Padre Edson sempre foi um discípulo ativo, levando de forma exemplar a Palavra de Deus a todos os fiéis católicos, realizou diversos eventos religiosos, inclusive o aniversário da atual paróquia, que já era esperado no mês de agosto, pelos paroquianos da Mãe de Deus. Este ano a paróquia completa sete anos, e desde então teve o padre Edson como pároco.

A Diocese de Garanhuns, incluindo as cidades de Lajedo e Garanhuns, está de luto e fiéis manifestam suas homenagens nas redes sociais, com demonstração de carinho e com declarações de que o padre, era muito amado, por seu jeito alegre, humilde e carismático de ser.

Sabemos que o padre Edson será recebido na Glória Eterna e rogamos a Deus que acalente o coração de todos os familiares e amigos.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a Ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” Jo. 11, 25-26