Missa dos Santos Óleos na Diocese de Garanhuns
“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (João 13,14-15).
Nesta quinta-feira (01/04/2021), data em que a Igreja Católica inicia a Celebração do Tríduo Pascal com a Celebração da Última Ceia do Senhor, o Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson se reuniu na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns, juntamente aos sacerdotes, diáconos, religiosas e leigos para a Missa dos Santos Óleos.
Durante esta celebração, o bispo abençoa o óleo que é usado nos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, por isso, é chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. Além disso, são renovadas as promessas sacerdotais, onde também é chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Jesus Cristo. Os sacerdotes renovam os votos, diante do bispo, como realizado no sacramento da ordem.
Mais um ano que as Celebrações da Semana Santa se dão de forma diferenciadas, com a mínima participação dos fiéis, de forma presencial e tomando os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavirus.
Dom Paulo, em sua homilia agradece e incentiva aos sacerdotes, que entregam suas vidas em prol da comunidade. “Os sete vicariatos, as trinta e sete paróquias, as diversas comunidades, não são simplesmente um corpo sociológico orgânico, são na verdade um mistério de unidade. Todos expressam e visibilizam a única Igreja de Jesus Cristo, nessa porção que está na Diocese de Garanhuns.”