Na manhã deste dia 10 de abril, teve início no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este encontro anual, que se estenderá até o próximo dia 19, reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja com o propósito de debater questões cruciais relacionadas à fé, à missão da Igreja e aos desafios enfrentados no percurso, além de tomar decisões e planejar futuras ações pastorais a serem desenvolvidas.
A Assembleia, iniciada com a Missa com Laudes, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, tem como tema central a realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Além disso, outros três temas também receberão destaque: o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025 e a Juventude.
O retiro espiritual dos bispos está previsto para iniciar neste dia 10, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Nesta edição, a programação será dividida em quatro sessões diárias, totalizando 27 ao longo das duas semanas do evento. A Diocese de Garanhuns (PE), que continua em estado de Sé Vacante, está representada pelo seu administrador, Padre Aldo Mariano. Roguemos pelo bom êxito desta assembleia e por todos os que estão presentes.