INALGURAÇÃO DO MONUMENTO DO JOÃO POZZOBON
Crédito da foto - Srº Petrúcio
 

No último sábado dia 20 de novembro aconteceu a inauguração do Monumento de João Pozzobon, se fez presente o bispo diocesano de Garanhuns Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Dom Ruy Gonçalves Lopes bispo diocesano de Caruaru o prefeito da cidade de Garanhuns e outras autoridades Eclesias, Civis e Lideranças de nove estados do Nordeste.
     
“Esse é o primeiro monumento que homenageia João Pozzobon no mundo. É um marco para todas as gerações, um trabalho desenvolvido com todos os Ramos do Movimento de Schöenstatt“ - explica Ir. Maria Cassiana Jänisch, Assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schöenstatt.  
A estátua de João Pozzobon carregando a imagem da Mãe Rainha e seu burrinho estão sobre um círculo em um mirante na praça que leva o mesmo nome. A obra foi desenvolvida em tamanho real pelo artista plástico Pedro Souza. A praça que se chama Monumento João Pozzobon leva a assinatura do arquiteto Leonardo Couto e do engenheiro Leonardo Barbosa de Matos Costa.  

De acordo com o diretor do regional Nordeste do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Afonso Wosny, a construção do monumento é uma verdadeira homenagem da Família de Schoenstatt do Nordeste pelos 70 anos do início da visitação da Mãe Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço. “Todos os ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt fazem parte da história da conquista deste monumento” – destaca. 

Para Gilvanilda Vilar Carvalho Bulhões, coordenadora arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Maceió, Alagoas, este “é um momento histórico para a família de Schoenstatt, pois, o servo de Deus, o Diácono Pozzobon, deu o seu sim para levar a Mãe Rainha às famílias, hospitais, presídios e escolas”. Gil destaca que é uma alegria ter esse monumento exatamente no Nordeste, “terra do povo sofrido, população resistente à seca e à fome que sempre assolaram a região” - explica. 

Segundo Paulo Sérgio de Queiroz Rodrigues, de Aquiraz, Ceará, fazer parte desta inauguração é criar cada vez mais vínculo ao Santuário-filial de Schoenstatt, em Garanhuns. “Este marco espiritual do monumento dedicado a João Luiz Pozzobon enche minha vida de alegria em viver a Aliança de Amor com Nossa Senhora de Schoenstatt. Também me faz entender que ser missionário da Mãe Peregrina é um apostolado fecundo no coração da Igreja, que dará sempre frutos de santidade” - completa. 

Para Ana Cecília dos Santos, da Juventude Feminina, a inauguração do monumento é um sinal concreto da gratidão ao servo de Deus João Pozzobon por ter assumido com tanto ardor a missão que o Padre José Kentenich lhe deixou e por todos os frutos que isso gerou. “Fazer parte do Santuário Mãe Rainha significa ter um lar em vários lugares do mundo. Significa fazer parte de uma grande família. É a graça de saber que a Mãe sempre olha e cuida de mim, me conduzindo e educando” - declara.

O monumento   
   
O localizado no caminho que conduz ao Santuário Mãe Rainha - Tabor da Santidade de Todos os Dias. Ele é formado por um CÍRCULO CENTRAL que simboliza o sol, a luz. O círculo lembra a transfiguração de Jesus no Monte Tabor.    
   
   
O Caminho: a bênção que o fundador do Movimento de Schoenstatt, Pe. José Kentenich deu ao trabalho de João Pozzobon, deu-lhe força e coragem para enfrentar as adversidades do caminho. O caminho que conduz ao monumento simboliza a caminhada desse servo de Deus.    
   
   
O Jegue: o servo de Deus João Pozzobon considerava-se ‘o Burrinho de Maria’, aquele que leva a Mãe e o Filho às famílias. O jegue traz o sinal de uma cruz sobre as costas, daí a crença de ser um animal sagrado. Ele conduziu a Sagrada Família na fuga para o Egito. Jesus entrou triunfante em Jerusalém montado em um jegue. E João Pozzobon levava a imagem da Mãe Rainha em um burrinho.  O animal lembra também a força e resistência do povo nordestino.   
   
  
Quem foi João Pozzobon   
   
João Pozzobon nasceu em 1904 em São João do Polêsine/RS. Iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no Ano Santo Mariano de 1950. Peregrinou com a imagem da Mãe Rainha nos ombros durante 35 anos, levando as graças do Santuário às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço. João Pozzobon considerava-se ‘o Burrinho de Maria’, aquele que leva a Mãe e o Filho às famílias. Pozzobon faleceu em 1985.  O processo de canonização de João Pozzobon foi aberto dia 12 de dezembro de 1994 na Arquidiocese de Santa Maria. Em maio de 2009, a fase diocesana foi concluída e o caso foi enviado à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma. Desde então, João Pozzobon pode ser chamado “Servo de Deus”.    
  
Santuário da Mãe Rainha em Garanhuns   
  
O Santuário Mãe Rainha de Garanhuns foi fundado em 18 de abril de 2004. Está localizado na Colina do Triunfo, em Garanhuns, Pernambuco, cercado por belezas naturais. É uma das três réplicas do Santuário de Schoenstatt, na Alemanha, existentes no Nordeste.  O Santuário faz parte do roteiro turístico religioso de Pernambuco e recebe cerca de 8 mil pessoas por semana vindas de todos os lugares do Brasil e exterior.

 
Indique a um amigo