Assembleia de Comunicação do Regional NEII
  I  Assembleia da Pascom do Regional NEII
Crédito da foto - Pascom Garanhuns

A coordenação da Pastoral da Comunicação diocesana de Garanhuns participou da primeira assembleia dos coordenadores (Arqui) Diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional NEII da CNBB, realizado na Pousada Mirante do Cunhaú, Praia de Barra do Cunhaú Canguaretama – RN nos dias 25 a 27 de outubro do corrente ano sob a Assessoria de Ir. Joana Puntel.
          Deu-se início as atividades com a apresentação da coordenação do Regional e de todos os presentes (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte), uma consagração a Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos que sediará o muticom em 2020, em seguida os trabalhos com a Ir. Joana Puntel Doutora em Comunicação. Ela ajudou todos os coordenadores diocesanos da Pascom a pensar e refletir sobre as práticas da comunicação, tendo em vista que a comunicação é processo, e vai  muito além dos meios. Iniciados os trabalhos foi trazido o tema: Igreja e Comunicação “Olhar a partir da raiz”, onde mostrou-se a gestão da comunicação na multiplicidade dos meios de comunicação na igreja, trouxe-nos também que Pascom não é apenas colar cartazes na igreja, divulgar um evento, tirar fotos, fazer transmissão, mas sim proclamar o próprio evangelho sobre os telhados, em um campo de missão onde é necessário fé, conhecimento, diálogo e integração. Após toda reflexão a noite foi encerrada com as palavras de Dom Jaime Bispo referencial para as comunicações do Regional NEII e bispo anfitrião do encontro.
          No segundo dia de encontro mostrou-se a necessidade de uma tomada de consciência para a realidade em que vivemos desde o âmbito social ao religioso, mostrou-se a importância de se fazer um diagnóstico de nossa vivência para saber onde pisamos e como pisamos em determinadas realidades, focando também com que energia deve-se ser feito esse pisar “caminhada da pascom”, trouxe também o questionamento de como estamos nos organizando “_ Não basta apenas ter vontade, temos que nos organizarmos, temos que ter uma linha de ação”. Daí foi trazido à verdadeira identidade da Pastoral da Comunicação. Ela é fundamentada a partir dos documentos da igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experiênciada das comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da igreja, trouxe também que a pastoral da comunicação se coloca a serviço das demais pastorais. É a pastoral que promove a integração, foi trazido também o quanto é fundamental planejar e organizar as ações, bem como promover formação permanente para toda a equipe. Apresentou-se a pascom como um diálogo entre fé e cultura e reafirmou-se que esta pastoral é sustentada por quatro eixos fundamentais: Formação, articulação, produção e espiritualidade,  esses quatro pilares foi estudados a partir do diretório de comunicação. Montou-se grupos de estudos para traçar as linhas de ação do projeto de comunicação do Regional, a partir das diretrizes contempladas para os próximos 4 anos que são, 2020 formação, 2021 espiritualidade, 2022 articulação e 2023 produção. Uma das 4 equipes foi composta pelas dioceses de Campina Grande, Mossoró e Garanhuns, todos com a incumbência de elaborar o projeto de comunicação para regional NEII.