Dom Agnaldo Temóteo toma posse como décimo segundo bispo Diocesano de Garanhuns
Crédito da foto - Pascom Diocesana de Garanhuns
 

“Onde está o bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja católica."
       (Santo Inácio de Antioquia)


Na noite da última terça-feira, 6 de agosto, data da Transfiguração do Senhor, a Diocese de Garanhuns celebrou com grande alegria a posse de seu décimo segundo bispo, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira. A Cerimônia, realizada na Catedral de Santo Antônio,  reuniu o Clero Diocesano de Garanhuns, como também uma representação do Clero de Sobral (CE), além de padres amigos de diversas dioceses, e alguns bispos do regional Nordeste 2 da CNBB. A ocasião contou ainda com a leitura das letras apostólicas de nomeação e a entrega do báculo Pastoral. Diversas pastorais, movimentos, serviços e comunidades da diocese, familiares de dom Agnaldo e fiéis de Sobral e Bela Cruz marcaram presença no evento.

Com 47 anos, dom Agnaldo é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP), e possui mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. 

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino Rodrigues, e a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, além de vereadores e deputados da região.

Dom Paulo Jackson, arcebispo metropolitano da Província Eclesiástica de Olinda e Recife, presidiu a cerimônia. Anteriormente bispo de Garanhuns de 2015 a 2023, dom Paulo expressou sua alegria: “Graças a Deus, estou muito feliz por estar aqui em Garanhuns para a posse de dom Agnaldo. Nós fomos colegas no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, por dois anos e meio, e é uma bênção enorme para a Diocese de Garanhuns recebê-lo como seu legítimo pastor”.


O rito de posse canônica de Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, nomeado pelo Papa Francisco como o décimo segundo bispo da Diocese de Garanhuns, foi marcado por solenidade e emoção, reunindo membros do clero, autoridades e fiéis.


A cerimônia teve início com a recepção de Dom Agnaldo na entrada da catedral pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, acompanhado pelo Padre Aldo Mariano, que havia exercido a função de administrador diocesano durante o período de vacância da diocese. Ao adentrar a catedral, Dom Agnaldo aspergiu os fiéis com água benta, enquanto se dirigia ao Tabernáculo do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.

Após este primeiro momento, o novo bispo se paramentou para a continuação do rito de posse. O Padre Pedro Igor deu as boas-vindas a todos os presentes, destacando a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, membros do colégio de consultores, o Dom Abade do Mosteiro de Olinda, Dom Pedro Luiz, e o Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Com as melodias do canto de entrada entoadas pelo coral Dom Expedito, a cerimônia oficial teve início. Dom Paulo Jackson, em suas primeiras palavras, saudou os presentes e deu as boas-vindas a Dom Agnaldo. Em seguida, o chanceler da Diocese de Garanhuns, Monsenhor Alexandre Castanha Neto, foi convocado para apresentar as letras da bula apostólica ao colégio de consultores, seguindo-se a leitura do documento papal que nomeia Dom Agnaldo como o novo bispo diocesano.

Após a leitura, Dom Paulo entregou o báculo pastoral a Dom Agnaldo, símbolo de sua autoridade e missão como pastor da Diocese de Garanhuns. Em um gesto fraterno, o abraçou, seguido dos cumprimentos pelos membros do colégio de consultores, padres do clero local, os diáconos permanentes da diocese, a freira Gloria Maria de Schoenstatt representando os religiosos e religiosas da diocese, o casal Assis e Geórgia representando as famílias da diocese e a jovem Mara Noronha afilhada do casal representando a juventude da diocese.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Rodrigues Albino, expressou palavras de acolhida ao novo bispo, seguido pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause. Encerrando o rito de posse, Monsenhor Alexandre Castanha Neto Chanceler da cúria da Diocese de Garanhuns fez a leitura e assinatura da ata que oficializou Dom Agnaldo como décimo segundo bispo diocesano de Garanhuns.

A celebração prosseguiu em procissão até a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, onde Dom Agnaldo presidiu sua primeira missa como bispo da Diocese de Garanhuns. Este evento marca o início de uma nova era para a diocese, com grandes expectativas para o trabalho pastoral que será desenvolvido sob a liderança de Dom Agnaldo Temóteo da Silveira.

Dom Agnaldo celebrará uma missa na festa de São Caetano na cidade de Caetés no sábado, 10 de agosto, às 19h, e outra na Catedral de Santo Antônio em Garanhuns no domingo, 11 de agosto dia dos pais, às 8h

 
Indique a um amigo