Na última terça-feira, 16 de junho, a Catedral de Santo Antônio recebeu uma enriquecedora palestra ministrada pelo Padre Lício de Araújo Vale, uma das maiores referências católicas do Brasil na área da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.
O evento foi promovido pela Diocese de Garanhuns e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, além de diversos padres do clero diocesano, agentes de pastoral e fiéis de várias paróquias da diocese.
Sacerdote diocesano da Diocese de São Miguel Paulista (SP), ordenado em 1983, Padre Lício exerceu a função de secretário executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os anos de 1996 e 2003. Atualmente, é pároco da Paróquia Sagrada Família de Vila Praia, na cidade de São Paulo.
Escritor, educador, palestrante e especialista em Suicidologia, Padre Lício é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em favor da valorização da vida, da prevenção ao suicídio e do acolhimento às famílias enlutadas. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), dedica-se também à formação de agentes pastorais, profissionais da saúde e lideranças religiosas em diversas regiões do país.
Durante a palestra, os participantes puderam refletir sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, da escuta atenta e do acolhimento fraterno, temas cada vez mais necessários na sociedade atual. Com profundidade, sensibilidade e vasta experiência, Padre Lício destacou a missão de cada pessoa na construção de uma cultura da vida, da esperança e do cuidado com o próximo.
O encontro foi marcado por momentos de aprendizado, reflexão e fortalecimento da fé, deixando uma importante mensagem sobre a necessidade de olhar com atenção e carinho para aqueles que enfrentam sofrimentos emocionais, reafirmando o compromisso cristão com a defesa e a valorização da vida.