Diocese de Garanhuns participa do oitavo Muticom do NE2.
Crédito da foto - Pascom Diocesana de Garanhuns

O casal Assis Alexandre e Geórgia Whelyda coordenadores da Pascom Diocesana de Garanhuns, se fazem presentes no oitavo mutirão da comunicação do NE2 que acontece na cidade de Patos-PB.
"Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam no território da CNBB Nordeste 2 se encontram, neste fim de semana, no 8º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom). Nesta edição do evento, promovido pela Comissão Regional Pastoral para a Comunicação Social, a anfitriã é a Diocese de Patos (PB). Sob a intercessão de Nossa Senhora da Guia, os aprofundarão o tema “Ambiência digital e a cultura do encontro: pensar a comunicação numa sociedade democrática”.

O 8º Muticom estava previsto para acontecer em julho de 2020, mas, assim como todos os eventos daquele ano, o mutirão também foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. Por isso, a expectativa é grande entre os mais de 100 comunicadores de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte que vão participar presencialmente ou de maneira remota.

Conferências e oficinas

A programação do 8º Muticom terá início na sexta-feira (29) à noite com a solenidade de abertura, a conferência com o tema principal do encontro e um momento cultural. No sábado (30), pela manhã, o público os presentes participarão de um momento de espiritualidade e os coordenadores diocesanos de uma reunião da Pascom Nordeste 2.

No período da tarde, após a acolhida e oração mariana, será ministrada a conferência “Ambiência digital: impactos e incidências”. Em seguida, são apresentados todos os detalhes do Mutirão Nacional de Comunicação, que será realizado em 2024, na Arquidiocese da Paraíba.

Ainda no período da tarde, os comunicadores participarão de uma das quatro oficinas ofertadas neste 8º Muticom, são elas:

Oficina 1: O uso das ferramentas para transmissões ao vivo – Bruno Gonzaga

Oficina 2: Presença da Igreja nas redes sociais – Fabiano Fachini

Oficina 3: Produção de matérias jornalísticas – Jailma Barbosa

Oficina 4: Noções de produção de programas de rádio e podcast – Zé Filho

O segundo dia será encerrado com o show do cantor Zé Vicente, a partir das 20h.

O domingo (31) começará com a Santa Missa, às 8h. Logo depois, os participantes assistirão a conferência “Comunicação e sociedade democrática”. Ainda pela manhã, será realizada a última palestra, que terá como tema “O online na vida pastoral da Igreja: os sinais de esperança pós-pandemia”.

O 8º Muticom abre espaço em sua programação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), marcado para acontecer em novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife. O encontro, então, será finalizado em seguida com o anúncio da nova coordenação da Pascom Nordeste 2 e a sede do 9º mutirão.

“O Muticom é de extrema importância para o aperfeiçoamento da comunicação da Igreja Católica com a sociedade e sua ação evangelizadora. A pandemia nos fez adiar o evento e mudar a programação, mas não nos tirou a alegria e o compromisso em participar. A Diocese de Patos acolhe, presencial e virtualmente, todos os comunicadores”, afirmou a coordenadora Pascom da Diocese de Patos, Maria Joseny."

Fonte: www.cnbbne2.org.br