Diocese de Garanhuns - SOS Agreste Meridional
Crédito da foto - Caritas diocesana

1. Na última quarta-feira, (06/07), uma equipe da Cáritas diocesana de Garanhuns realiza mais uma visita, desta vez à cidade de São Benedito do Sul. Localidades visitadas: Cidade baixa / Distrito de Igarapeba – Comunidade Mumbuca.

2. Estavam presentes: Padre Nivaldo Magela (Diretor Espiritual da Cáritas Diocesana de Garanhuns) Marilda (tesoureira da Cáritas Diocesana de Garanhuns) e Williana Alves (Agente de Desenvolvimento Local).

3. A equipe foi recebida pelo secretário paroquial César na Paroquia de São Benedito, logo em seguida dirigiram-se para áreas atingidas com o Seminarista Luiz.  O primeiro local visitado foi o bairro  cidade baixa, onde o nível das águas chegou a atingir 1m80 de altura, na ocasião estava chegando água potável através de caminhões pipas para que as pessoas pudessem limpar suas casas, havia também algumas máquinas retirando os entulhos. As famílias dessa parte da cidade perdeu praticamente tudo, algumas casas foram condenadas, outras caíram. Encontramos no leito do Rio uma Equipe da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento), que estava monitorando o volume de água do rio, informou que o mesmo está há 1m acima do seu volume normal e que do dia 05/07/22 à 06/07/22 já aumentou 23cm, o que traz uma atenção a mais, pois as previsões da APAC é de mais chuvas até o fim de Julho.
  4. Em seguida dirigiram-se para o Distrito de Igarapeba, onde a situação dos moradores são ainda piores, muitas famílias moram muito próximas do rio, conversamos com Tony Ministro da eucaristia daquela Comunidade que mora a beira do rio e relatou “cheia foi muito rápida, infelizmente as famílias praticamente não salvaram nada, apenas documentos e algumas roupas”. A localidade estava também recebendo os caminhões pipas com água para as famílias limparem suas casas, isso seis dias após a cheia devido ao acesso.

5. Padre Antônio, Pároco local, com a equipe das Pastorais, movimentos e serviços, realizaram as visitas e passaram uma lista contendo 170 famílias, devidamente cadastradas com suas principais necessidades nesse momento.
  6. Sendo elas 40 da cidade baixa e 130 do Distrito de Igarapeba e Mumbuca.