COMUNICADO DE REABERTURA DAS IGREJAS NO TERRITÓRIO DIOCESANO

COMUNICADO DE REABERTURA DAS IGREJAS


Ao Povo de Deus da Diocese de Garanhuns, graça e paz!



Reunido com o Conselho Presbiteral da Diocese de Garanhuns, consideramos: o decreto do Governo do Estado de Pernambuco, permitindo, sob condições, a abertura dos templos para celebrações com presença de fiéis, desde ontem, 13 de julho; a variada situação da pandemia nos vinte e seis municípios que compõem a nossa Diocese, especialmente preocupante em Garanhuns, São Bento do Una, Canhotinho, Lajedo, Águas Belas e Bom Conselho; a necessidade de maior desaceleração da curva de contágio; o indispensável tempo de preparação para adequarmos nossas igrejas e capelas às novas exigências; o bem do Povo de Deus, especialmente dos idosos. 


Decido, portanto, que a reabertura de nossas igrejas e capelas, nos moldes acima descritos, deve ser feita a partir do dia primeiro de agosto de 2020. Naquele dia, sábado, véspera do aniversário de criação de nossa Diocese, presidirei, às 9h00, na Igreja Catedral, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. Os sacerdotes renovarão suas promessas sacerdotais, abençoarei os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos, e consagraremos o Santo Crisma. Será um marco espiritual e pastoral importante na retomada do chamado "novo normal". 


Dessa forma, a partir da realização daquela celebração, retomaremos, no território de toda a Diocese de Garanhuns, as celebrações eucarísticas e os demais sacramentos, com presença de fiéis, respeitando todas as normas sanitárias emanadas pelas autoridades estaduais e municipais, como também pela Cúria Diocesana. Daremos conhecimento, em breve, do protocolo que deve ser seguido por todas as Paróquias, santuário e capelas. 


A preservação da vida é o nosso maior compromisso. Suplicamos ao bom Deus que venha em socorro de nossas necessidades e tenha misericórdia do seu povo. São Sebastião, protetor contra a peste, rogue a Deus por nós. São José, nosso patrono e guardião da Igreja, interceda por nós.


Garanhuns, 14 de julho de 2020.




+Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Bispo de Garanhuns

 
Indique a um amigo