Comunicado da Cúria Diocesana de Garanhuns

DIOCESE DE GARANHUNS

COMUNICADO DA CÚRIA

Em recente reunião do Conselho Presbiteral, tomamos as seguintes decisões

1) Criação de três novas paróquias no Município de Garanhuns. Demos continuidade as reflexões realizadas por um grupo de trabalho que eu criei, há algum tempo, com o objetivo de refletir sobre os espaços físicos e o crescimento populacional dos novos bairros da cidade de Garanhuns. Percebemos o desafio dos novos conjuntos habitacionais, especialmente da Cohab 3, do Loteamento Viana e Moura, de inúmeros condomínios fechados e de bairros populares, em Vila do Quartel, Lacerdópolis Village Constatamos que chegamos a fim de 140.000 (cento e quarenta mil) habitantes, em Garanhuns, com somente a existência de cinco paróquias, o que dá uma média de 28.000 (vinte e oito mil habitantes por paróquia. Decidimos, então, em 2016, criar a Paróquia da Sagrada Família, o que tem sido uma bênção para aquela região da cidade. A media, contudo, com seis Paróquias, permanece ainda muito alta: 23.300 (vinte e três mil e trezentos) habitantes por paróquia. Comparada à cidade de Palmeira dos Índios, que tem 70 mil habitantes e cinco paróquias (média de 14.000), ou de Patos, que tem 110 mil habitantes e nove paróquias (média de 12.200), nossa média de habitantes por paróquia ainda é muito alta Graças a Deus, temos realizado um intenso trabalho vocacional nos últimos tempos. A ajuda da OVS tem sido fundamental. Temos sido agraciados com a ordenação de vários sacerdotes a cada ano Neste ano de 2021. teremos quatro novas ordenações. Isso também tem sido um incentivo para abrirmos outras frentes missionárias, respondendo aos vários desafios da Pastoral Urbana. Assim sendo, a partir do inicio de 2021, decidi criar três novas paróquias missionárias no Município de Garanhuns: Cristo Redentor (Bairro Indiano) – em fevereiro de 2021, São Pedro (Distrito de São Pedro) - provavelmente em junho, e uma nova paróquia entre a Cohab 3 e o Loteamento Viana e Moura - provavelmente, em 2022

2. Processo de ordenação diaconal de três concluintes da Teologia. O Conselho de Formadores e o Conselho Presbiteral aprovaram a ordenação diaconal dos seminaristas Fernando Henrique Quirino Silva (Angelim), José Ferreira da Costa (Quipapá) e Victor de Carvalho Matos (Águas Belas). Obviamente, a ordenação propriamente dita ainda depende do resultado dos proclamas que estão sendo feitos em suas respectivas paróquias de origem.

3. Reabertura do Seminário Filosófico em Olinda Depois de muitos anos fechadas, as casas que a Diocese de Garanhuns possui em Olinda. estavam se deteriorando demasiadamente. Em diálogo com Dom Ruy, bispo diocesano de Caruaru, decidimos transferir gradativamente os seminaristas da Filosofia para Recife. Alguns seminaristas ainda permanecem na experiência do Seminário Nossa Senhora das Dores, em Caruaru Somos imensamente gratos a Dom José Ruy por nos acolher tão bem. Seminário Filosófico se chamará Santo Agostinho e será conduzida por uma equipe de formadores, mesmo que nem todos sejam residentes um reitor, um diretor de estudos, um diretor espiritual e um terapeuta. 

Garanhuns, 22 de setembro de 2020.


+  Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Bispo da Diocese de Garanhuns

 
Indique a um amigo