A Diocese de Garanhuns sediou nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022, o encontro de alinhamento do CNLB regional NE2, contando com representações dos Estados que compõem o o regional NE2.
A programação contou com momentos de oração, reflexão, escuta, avaliações e planejamentos para a atuação do laicato no regional nordeste 2 no ano de 2023, compartilhado pelos leigos(as) presentes no encontro, sendo coordenados pelo Bispo referencial do laicato, Dom Manoel.
A abertura do alinhamento, ocorreu na sexta-feira dia 09, com a palavra de abertura de Assis Alexandre representando a Diocese de Garanhuns, onde o mesmo acolheu a todos e desejou um ótimo encontro na Suíça pernambucana, seguido da palavra dos demais que compõem a mesa, Adalva, Rejane Gaia, Graça Amorim, Eudes Santos e Michele Correia.
Ainda na sexta-feira Ana Neide iniciou os trabalhos com a palavra de acolhida e orientação à missão, dizendo que somos sal e luz em nossas dioceses, o momento de espiritualidade ficou por conta da arquidiocese de Natal.
No sábado dia 10, Dom Paulo Jackson bispo Diocesano de Garanhuns e presidente da CNBB do regional NE2, iniciou o dia acolhendo todos os presentes, e em seguida fez a leitura orante do evangelho de Mateus, refletiu sobre três pontos, e iniciou a partir do que Jesus diz a Pedro, "Bem aventurado és tu..." Desnundarmos e descontaminar das funções e cargos, e lembrar que somos batizados, temos que ser Simão antes de querer ser Pedro, A primeira palavra é voltarmos ao nível fundamental e superior, sermos Simão. Segunda palavra de Dom Paulo fala sobre a teologia do laicato, Povo de sua particular prosperidade (1Pe 2, 9), No final Dom Paulo deixou os últimos dez minutos aberto para reflexão, para as preces de cada um presente.
Nas considerações finais foram abordados os desafios para 2023, como campo prioritário a restruturação das equipes do laicato de algumas dioceses.
E para o encerramento o bispo referencial do laicato presidiu celebração Eucarística, com o envio dos leigos participantes a missão na capela do seminário São José.