Alto-Falantes são mais uma forma de transmissão das Celebrações nas Igrejas
Crédito da foto - Pascom Garanhuns

*Alto-Falantes são mais uma forma de transmissão das Celebrações nas Igrejas*

Devido a pandemia do corona vírus, o mundo está passando por diversas transformações. A comunicação também vive momentos de grandes mudanças e adaptações, onde os meios de comunicação digital passam a ser mais utilizados e ganham uma importância e evidência ainda maior.

Com a impossibilidade de se realizar eventos com a presença de públicos, as lives, as transmissões ao vivo, ganharam uma audiência inédita. Com a Igreja não foi diferente, as celebrações transmitidas pelas mídias digitais, chegaram as residências dos fiéis, continuando a evangelização, com grande entusiasmo.

Apesar das transformações tecnológicas, existem uma parcela da população que ainda não tem acesso aos meios digitais, ficando assim, sem acompanhar as celebrações. Algumas paróquias da Diocese de Garanhuns fazem uso de alto-falantes, sistema que está sendo bastante usado, nos dias atuais. Os alto-falantes são formas a mais de se comunicar entre os paroquianos, servindo tanto para transmitir os comunicados da paróquia, como também fazendo chegar aos arreadores da Igreja a Palavra de Deus.

Segundo o portal jcnet, o alto-falante foi utilizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, durante um evento comemorativo do centenário da Independência da República em 7 de setembro de 1922. A partir de então, se popularizou no restante do país, principalmente nas cidades de interior. Podemos destacar na Diocese de Garanhuns, as seguintes paróquias que fazem uso dos alto-falantes:

- São Caetano/Caetés
- Santa Isabel da Hungria/Rainha Isabel
- Nossa Sra. da Conceição/Águas Belas
- Comunidade São Sebastião e São Manoel distrito de Curral Novo/ Águas Belas
- Nossa Sra. da Conceição/Palmeirina
- Catedral de Santo Antônio/Garanhuns
- Nossa Sra. da Conceição/Quipapá
- Nossa Sra. da Conceição/Canhotinho
- São Sebastião/Águas Belas
- São Sebastião/Garanhuns
- Sagrado Coração de Jesus Garanhuns
- Jesus, Maria e José/Bom Conselho
- Nossa Senhora da Conceição /Jurema
- São José/Angelim
- Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos/São Bento do Una
- Nossa Senhora do Rosário de Fátima/São Bento do Una
- Nossa Senhora de Lourdes/Calçado

Dona Maria, da Paróquia de São Caetano, na cidade de Caetés participa ativamente das celebrações, através dos alto-falantes. “Os alto-falantes são muito importantes, porque nos deixam sempre informados do que está acontecendo na Igreja, nos convidam para participar das celebrações. Mesmo sem estar na internet, somos lembrados da oração do Angelus, às 18h, são muito importantes. Comentou, a paroquiana.

A Igreja acompanha ativamente as situações vividas pelo mundo e usa de todos as formas, seja da tecnologia, ou do tradicional para levar a todos a evangelização, permanecendo constantemente na vida dos fiéis.

Texto: jornalista Janaína Ramos (Pascom Diocesana)