Assembleia Diocesana 2019
51ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Crédito da foto - Pascom Garanhuns

Teve inicio na manhã desta sexta-feira (22.11) e encerrou ao meio dia do sábado (23.11) a 51ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizado no Centro Pastoral do Seminário São José. Foram mais de 200 pessoas participando; entre Padres, Diáconos, Seminaristas, leigos e a presença do Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. A Assembleia deste ano trouxe como tema: Elaboração do plano Diocesano de Pastoral e lema:"... eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (At 2,42) e tem por objetivo Elaborar e aprovar um novo Plano Diocesano de Pastoral a partir do instrumento de trabalho para o Quadriênio (2020-2023).

Os trabalhos foram abertos a partir das Palavras de Dom Paulo Jackson que iniciou dizendo que “o Bispo é o sucessor dos apóstolos e todos nós vivemos a colegialidade com o Papa Francisco, mas vivemos muito mais esta sinodalidade da igreja local, expressão da única e mesma igreja de Jesus Cristo, portanto por meio desse caminho sinodal que queremos construir cada vez mais afirmando que o Espírito Santo de Deus nos comunica, nós nos reunimos guiados e iluminados pelo Espírito Santo, para vivenciar aquilo que o livro dos Atos dos Apóstolos diz: “...os Cristãos eram assíduos no ensinamento dos Apóstolos...”, vivenciando isto através dos aspectos da dimensão da palavra, a dimensão profética a Lex Credendi. Os cristãos eram assíduos e frequentes, à comunhão fraterna a koinonia, isto é, a dimensão social da fé, a Lex Vivend, os cristãos eram assíduos e frequentes, a fração do pão e a orações, a fração do pão é a eucaristia, é a Lex Orand, isto é, a vivência sacramental da fé, é a dimensão sacramental de nosso batismo, então assim reunidos e assíduos à palavra, assíduos ao culto litúrgico, e assíduos a caridade, nós queremos viver esses dois dias como expressão daquilo que o Espírito Santo suscita em nós. Obviamente é um tempo muito exíguo, é muito pequenininho o tempo, por isso nós devemos ser muito disciplinados nos horários”. Encerrou suas primeiras  palavras desejando também ao Diácono Sérgio muita iluminação do Espírito Santo de Deus, “que ele possa nos ajudar a rezar e iluminados pelo espírito, trilharmos este caminho sinodal para nossa igreja local Diocesana”.

Após as palavras motivadoras de Dom Paulo os trabalhos foram iniciados com Cida Souza, da coordenação de pastoral fazendo memória do plano anterior até agora, e em seguida, Pe. Rivaldo o coordenador de pastoral fez uma apresentação da síntese do novo Plano de Pastoral, elaborado inicialmente na assembleia quadrimestral nos vicariatos, e entregou  a palavra para o Assessor,  Diácono Sérgio Vasconcelos da Arquidiocese de Olinda e Recife; onde o mesmo  refletiu sobre as novas diretrizes, da ação evangelizadora da igreja no Brasil, e conduziu para os trabalhos em grupo, estimulando para que os vicariatos forâneos que compõem a Diocese de Garanhuns, pudessem trilhar novas metas a serem realizadas no Quadriênio 2020-2023.

Chegando ao fim a 51ª Assembleia Diocesana de Pastoral, neste último sábado (23/11), após a Síntese das Metas escolhidas no trabalho em grupo e votação das prioridades elencadas pelos participantes, que devem entrar no plano pastoral do próximo quadriênio (2020-2023), a partir dos três pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Pão, Palavra e Caridade, foram lançadas duas propostas, onde a maioria dos participantes votaram em: (Trabalhar os três pilares ao longo do quadriênio, escolhendo anualmente duas metas, de cada pilar avaliando o processo de cada ano, e planejando o ano seguinte, tendo como metas)

1. Pão

1.1  Promover\r\na espiritualidade Eucarística;

1. 2 Promover uma formação e uma espiritualidade litúrgica;

2. Palavra

2.1 Promover a formação bíblica;

2.2 Revitalizar e redimensionar o curso de teologia para leigos;

3. Caridade

3.1 Rearticular as pastorais sociais nas paróquias;

3.2 Promover o estudo da doutrina social da igreja.