15 anos do Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias

15 anos de graças em Garanhuns/PE

O final de semana de 27 e 28 de abril foi de festa para a Família de Schoenstatt de Garanhuns e para os seis mil peregrinos que participaram das celebrações dos 15 anos do Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias. Uma festa que foi preparada já desde fevereiro e que envolveu todas as paróquias da diocese de Garanhuns onde Schoenstatt está presente.

Peregrinos de diversas cidades e estados participaram das celebrações durante o final de semana. Os primeiros chegaram na tarde de sexta-feira, 26 de abril, de Juazeiro do Norte/Ceará. Na manhã de sábado, um animado grupo de peregrinos de Aracaju/Sergipe, que se orgulhavam em afirmar que nunca faltaram, nestes 15 anos de história, à festa de aniversário do Santuário de Garanhuns, tiveram a alegria de serem os primeiros a rezar no Santuário, festivamente adornado. Muitos grupos, especialmente de Pernambuco e Alagoas, chegavam animados, uniformizados com as camisetas da Campanha da Mãe Peregrina de suas paróquias e dioceses.

A primeira Santa Missa, presidida pelo Pe. Pedro Igor Leite da Silva, pároco da paróquia Sagrada Família, em cujo território se encontra o Santuário, deu abertura ao final de semana festivo. Centenas de pessoas superlotaram a ‘Tenda dos Peregrinos’ para render louvor a Deus pelos 15 anos da presença materna de Maria na ‘colina do Triunfo’. Pe. Pedro Igor, com muita empolgação, recordou as graças de romaria do Santuário e que “quem vem ao Santuário da Mãe Rainha volta para casa transformado e se torna portador das bênçãos de Deus para todos os que ficaram em casa”.

Monsenhor José Augusto de Melo Pereira, que presidiu a Missa das 15h, trouxe um grupo de peregrinos de sua paróquia, Capoeiras/PE. Expressou sua alegria em vir celebrar o aniversário do Santuário com os peregrinos e que Garanhuns, sem dúvida, é uma cidade agraciada pela presença e atuação da Mãe Rainha. Resumiu em três palavras a mensagem desta festa: alegria, gratidão e missão. Afirmou que “o Santuário nos ensina a vivermos alegres, a sermos agradecidos e atuarmos como missionários”.

O domingo, contra todas as previsões climáticas, amanheceu sem chuva. Aos poucos, a densa neblina deu lugar a um sol radiante, que acompanhou todo o dia de festa.

A primeira celebração festiva do domingo foi presidida pelo bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jakson. Um lindo palco foi erguido no pátio do Santuário para as celebrações na manhã deste dia. Em torno a mil pessoas participaram desta Santa Missa, vindos especialmente das paróquias da diocese de Garanhuns. Na sua homilia, Dom Paulo recordou Dom Irineu Roque Scherer, antigo bispo de Garanhuns e falecido há poucos anos, que foi um grande ‘visionário’, que sonhou e se esforçou para ter o Santuário de Schoenstatt em sua diocese. “Não podemos imaginar o esforço das gerações passadas para construir este Santuário e transformar este lugar”. Recordando o nome do Santuário, Tabor da Santidade de Todos os Dias, Dom Paulo afirmou que todos os que rezam no Santuário saem transformados e escutam a palavra de Maria: “Façam tudo o que Ele vos disser”.

Às 11h, Pe. Geison Araújo, do clero da Arquidiocese de Maceió/Alagoas, presidiu a Santa Missa que contou com a participação de milhares de peregrinos. Acompanharam-no 5 ônibus de paroquianos desde a cidade de Murici/AL. Pe. Geison testemunhou em sua homilia que, quando criança, aprendeu a rezar junto da imagem peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt e que\r\nesta vivência o marcou profundamente. “Por isso, desejo que este Movimento cresça e continue evangelizando as famílias”.

No início da tarde, a programação continuou com um momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, oficiada pelo capelão do\r\nSantuário, Pe. Silvano Machado da Silva, que também presidiu a Santa Missa de encerramento. Numa Tenda dos Peregrinos novamente lotada, Pe. Silvano enfatizou\r\na gratidão e o compromisso de quem frequenta o Santuário, chamado a testemunhar pela sua vida o que experimenta neste lugar de graças para, educado por Maria, colaborar para a edificação de uma Nova Terra Mariana.

Encerrada a festa dos 15 anos do Santuário, ficou a alegria\r\npor este maravilhoso dia de festa e a certeza de que nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt acolhe e educa muitos filhos no ‘Tabor da Santidade de Todos os Dias’, distribuindo muitas graças a todos os que ali chegam.

(Ir M Rosequiel Fávero)