Diocese de Garanhuns

Diocese de Garanhuns

Carta-Convite

Garanhuns, 29 de junho de 2017

Caríssimos irmãos clérigos, queridas(os) catequistas e evangelizadoras(es),

“A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene” (Ef 6,24).

“Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15).

Neste dia em que celebramos São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja de Cristo, queremos dar início ao processo de preparação, em âmbito diocesano, para o nosso I Congresso Bíblico-Catequético. Desde já, louvamos e bendizemos o Senhor por essa oportunidade de favorecermos a comunhão, reunindo os diversos dons e carismas suscitados pelo Espírito, reveladores da riqueza e da beleza da Igreja, bem como da ação catequético-evangelizadora manifestada em cada Vicariato de nossa Diocese.

“E Jesus perguntou: O que é que vocês andam conversando pelo caminho?” (Lc 24,17).

Como os discípulos de Emaús, queremos partilhar nossas dores e alegrias, sombras e luzes da caminhada bíblico-catequética e, mediante o processo de formação, espiritualidade e vida fraterna, ouvir o que o Espírito diz à nossa Igreja diocesana que celebra jubilosa seu primeiro centenário, procurando encontrar novos caminhos para a ação evangelizadora.

“Jesus explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito d’Ele” (Lc 24,27).

No espírito do Ano Mariano, refletiremos sobre a Iniciação à Vida Cristã, tendo Maria como a grande inspiração bíblico-catequética: mulher da Palavra, repleta do mistério encarnado, mãe da esperança e sede da sabedoria. Com ela, queremos aprender a caminhar melhor no seguimento de Jesus Cristo. E a partir do encontro pessoal com o Ressuscitado, queremos formar comunidades de discípulos missionários, que celebrem dominicalmente a Palavra de Deus.

Desejamos que o Congresso seja um tempo oportuno de discipulado, de crescimento, aprendizado, troca de experiências e nos ajude a viver o processo de iniciação à vida cristã de modo integrado, concreto, objetivo, vivencial, ajudando-nos, a partir da meditação da Palavra de Deus, a sermos povo da Aliança, missionários e missionárias numa Igreja em saída.

“Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e o abençoou, depois partiu e deu a eles” (Lc 24,30).

Em clima celebrativo, queremos mergulhar no Mistério da Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã, e também da Lectio Divina, sondando as riquezas contidas nas Sagradas Escrituras, na companhia do Mestre de nossas vidas, que sempre e de novo abre os nossos olhos para reconhecer Sua presença. Deixemo-nos guiar pelas luzes do Espírito Santo, o doce hóspede da alma, a fim de trilharmos nosso caminho fortalecidos pela graça do Senhor.

“Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém…” (Lc 24,33a).

Esperamos que o Congresso motive nossas lideranças a voltarem para suas comunidades paroquiais desejosas de transformar o processo de iniciação à Vida Cristã num verdadeiro espaço de encontro com o Senhor, de experiência profunda do amor de Deus revelado na pessoa de Jesus Cristo, de vivência eclesial e da diocesaneidade, a fim de que, voltando às nossas atividades, possamos, desde o estudo das fichas de preparação até a realização do congresso, e principalmente depois dele, anunciar a tantos irmãos o que vai acontecer conosco nesse caminho.

Para tanto, convidamos cada presbítero, diácono, religioso(a), catequista, evangelizador(a) e leigo(a) engajado(a) a estudar as Fichas de Estudo em preparação para o Congresso Bíblico-Catequético, interessando-se pelo tema da Iniciação à Vida Cristã.

Venham, com coragem, caminhar conosco de 12 a 15 de outubro, enfrentando com alegria, criatividade e audácia os novos tempos de evangelização. Deixem arder os seus corações “quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24, 32.35). Que Maria, a discípula fiel, interceda por nós nesse caminho!

Com estima e amizade, no Cristo Mestre,

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa