Diocese de Garanhuns

Notícias Diocese  16/05/2017

Padre Thiago Lopes vai estudar Direito Canônico em Roma

A Diocese de Garanhuns dá continuidade ao projeto de oferecer ao clero estudos especializados. Desde que chegou como pastor diocesano, Dom Paulo sinalizou que desejava que o clero retomasse os estudos de especialização teológica.

Daí, o padre Aloísio Coleta foi para Belo Horizonte, MG, acompanhar os seminaristas durante os estudos teológicos e também fazer especialização em Bíblia Sagrada. Mais alguns padres estão revalidando, por etapas, o curso teológico, em Salvador, BA.

Nesse sentido foi apresentada proposta ao padre Thiago Felipe Lopes da Costa para, no segundo semestre, iniciar o  o mestrado em Direito Canônico, estudando em Roma. Para isso, ele deve deixar o trabalho de pároco de Nossa Senhora do Rosário, na paróquia de Jupi.

Sabe-se que desde que assumiu aquela paróquia, tem realizado uma missão marcada pelo zelo e muita dedicação; neste momento se espera total compreensão e apoio dos paroquianos para que o padre Thiago tenha êxitos em mais essa missão.

Vai sucedê-lo na Paróquia em Jupi,  o padre José Nivaldo Alves da Silva, transferido da Paróquia de Rainha Isabel, Distrito de Bom Conselho. Mas para que tudo aconteça dentro do diálogo e cooperação, o Padre José Gomes de Lima, mais conhecido por " frei Zito" será também transferido da cidade de Bom Conselho, onde atua como Vigário Paroquial, para os trabalhos com o Povo de Deus na paróquia vizinha de Rainha Isabel.

Quando se muda um padre de uma paróquia, criam-se outras necessidades, como mostradas acima.

Rogamos ao bom Deus que cumule os padres de bênçãos para que, na disponibilidade que cada um manifestou perante o bispo diocesano, possam assumir a nova missão dentro da unidade e colegialidade diocesana.

Alguns leigos das citadas paróquias foram pegos de surpresa, o que é natural. Porém entre o clero já se esperava algumas mudanças, dada a disponibilidade do padre Thiago Lopes para dedicar-se nos próximos anos ao estudo em Roma.

Com isso, retoma-se o processo dinâmico de maior qualificação do clero para a missão da Igreja na diocese de Garanhuns que se aproxima do seu centenário de fundação.

Pela Pascom Diocesana
Padre Francisco de A. Gabriel, CsSR